Sustentabilidade Segurança, meio ambiente e saúde

Núcleo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS): contatos e informações

Gerente de SMS
Nome: Ricardo Venâncio da Silva
Tel: 81 3311.4962
E-mail: : venancio@pqspe.com.br

Coordenadora de Meio Ambiente
Nome: Geórgia Maria Campos Pedrosa
Tel: 81 3311.5404
E-mail: georgiacampos@pqspe.com.br

Coordenador de Segurança e Saúde
Nome: Marcos Rogerio Linck
Tel: 81 3311.4610
E-mail: linck@pqspe.com.br

Atendimento a questões de Segurança, Meio Ambiente e Saúde
Reclamações e urgências: Tel 81 3366.7777
Outras solicitações: faleconosco@pqspe.com.br

Licenciamento Ambiental PetroquímicaSuape
Razão Social: COMPANHIA PETROQUÍMICA DE PERNAMBUCO - PETROQUÍMICASUAPE
Licença de Operação Nº 05.14.07.003321-4
Órgão emissor: Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH


Licenciamento Ambiental Citepe
Razão Social: COMPANHIA INTEGRADA TÊXTIL DE PERNAMBUCO - CITEPE
Licença de Operação Nº 05.15.04.001522-3
Órgão emissor: Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH



Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) são valores essenciais à maneira que a PQS opera. Integram a missão do Complexo e a noção de sustentabilidade, que é primordial para o negócio, além de permear todas as suas atividades.
Foto

A gestão de SMS é conduzida por quinze diretrizes que norteiam todas as atividades do Complexo.

1 – Liderança através do exemplo: Todos os empregados em posição de liderança devem agir como exemplo, de modo a assegurar o máximo comprometimento de todos com as questões relacionadas a Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

2 - Conformidade Legal: As atividades da empresa devem estar conformes com a legislação vigente das áreas de SMS, acompanhando suas mudanças e evolução.

3 - Avaliação de Gestão de Risco : Riscos Inerentes às atividades da Empresa devem ser Identificados, Avaliados e Gerenciados de Modo a Evitar a Ocorrência de Acidentes e/ou Assegurar a Minimização de seus Efeitos.

4 - Novos Empreendimentos em conformidade: Os Novos Empreendimentos Devem Estar em Conformidade com a Legislação e Incorporar, em Todo o seu Ciclo de Vida, as Melhores Práticas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

5 - Operação e Manuntenção: As Operações da Empresa Devem ser Executadas de Acordo com Procedimentos Estabelecidos e Utilizando Instalações e Equipamentos Adequados, Inspecionados e em Condições de Assegurar o Atendimento às Exigências de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

6 - Gestão de Mudanças: Mudanças, Temporárias ou Permanentes, Devem ser Avaliadas Visando a Eliminação e/ou Minimização de Riscos Decorrentes de sua Implantação.

7 - Aquisição de Bens e Serviços: O Desempenho em Segurança, Meio Ambiente e Saúde de Contratados, Fornecedores e Parceiros Deve ser Compatível com o do Sistema Petrobras.

8 - Capacitação, Educação e Conscientização: Capacitação, Educação e Conscientização Devem ser Continuamente Promovidas de Modo a Reforçar o Comprometimento da Força de Trabalho com o Desempenho em Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

9 - Gestão de Informação: Informações e Conhecimentos Relacionados a Segurança, Meio Ambiente e Saúde Devem ser Precisos, Atualizados e Documentados, de Modo a Facilitar sua Consulta e Utilização.

10 – Comunicação: As Informações Relativas a Segurança, Meio Ambiente e Saúde Devem ser Comunicadas com Clareza, Objetividade e Rapidez, de Modo a Produzir os Efeitos Desejados.

11 – Contingência: As Situações de Emergência Devem Estar Previstas e ser Enfrentadas com Rapidez e Eficácia Visando a Máxima Redução de seus Efeitos.

12 - Relacionamento com a Comunidade: A Empresa Deve Zelar Pela Segurança das Comunidades Onde Atua, Bem como Mantê-Las Informadas Sobre Impactos e/ou Riscos Eventualmente Decorrentes de suas Atividades.

13 - Análise de Acidentes e Incidentes: Os Acidentes e Incidentes, Decorrentes das Atividades da Empresa Devem ser Analisados, Investigados e Documentados de Modo a Evitar sua Repetição e/ou Assegurar a Minimização de seus Efeitos.

14 - Gestão de Produtos: A Empresa Deve Zelar Pelos Aspectos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde de seus Produtos Desde sua Origem Até a Destinação Final, Bem Como Empenhar-se na Constante Redução dos Impactos que Eventualmente Possam Causar.

15 - Processo de Melhoria Contínua: A Melhoria Contínua do Desempenho em Segurança, Meio Ambiente e Saúde Deve ser Promovida em Todos os Níveis da Empresa, de Modo a Assegurar seu Avanço Nessas áreas.